Gleisi Hoffmann recebe apoio do PL após críticas do STF

Gleisi Hoffmann recebe apoio do PL após críticas do STF

Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, defende ministra após polêmica envolvendo declarações sobre anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, recebeu apoio inesperado do líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), após ser alvo de críticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A polêmica surgiu depois que a ministra fez declarações sobre a possibilidade de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

De acordo com reportagem da jornalista Andrea Sadi, do G1, ministros do STF teriam telefonado para criticar Gleisi Hoffmann após ela afirmar que a anistia seria “defensável” para alguns parlamentares. A declaração da ministra gerou repercussão significativa no cenário político.

Em sua declaração original, Gleisi Hoffmann explicou: “Quando a gente fala com alguns parlamentares, eles não sabem disso (que o projeto prevê uma anistia ampla). Isso não é do 8 de janeiro, isso tem a ver com um substitutivo que foi apresentado e que pega todo esse período, está faltando esclarecimento sobre isso. E, de fato, falar sobre anistia ou mediação de pena, acho que é defensável do ponto de vista de alguns parlamentares que estão ali e eu acho que a gente tem que fazer esse discussão no Congresso”.

Sóstenes Cavalcante manifestou seu “respeito institucional” à prerrogativa da ministra de expressar sua opinião pessoal e criticou a postura dos ministros do STF. Segundo ele: “Ministro do STF não tem autoridade para repreender, pressionar ou intimidar membro do Poder Executivo por manifestação pública. Isso afronta a democracia, desrespeita a separação dos Poderes e revela o verdadeiro abuso: querer calar quem pensa diferente”.

Em esclarecimento posterior, Gleisi Hoffmann reforçou: “O que eu quis dizer é que cabe ao Congresso fazer a mediação com o Judiciário das questões envolvendo o 8/1 dessas reclamações que parlamentares estão fazendo sobre penas elevadas. Conversar, sim, cabe ao Congresso. Mas revisar pena é Judiciário”. A ministra enfatizou que “não tem anistia nenhuma, como quer Bolsonaro”.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS