A Prefeitura de Juiz de Fora iniciou nesta segunda-feira (7/4) uma significativa mudança na jornada de trabalho dos servidores municipais. A administração implementou a redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais, mantendo os salários integrais dos funcionários.
A implementação começou com as secretarias escolares e funcionários administrativos, que agora cumprem turno único de seis horas diárias, entre 7h e 19h, nos dias úteis. O secretário de Recursos Humanos, Matheus Jacometti, celebrou a mudança como uma “conquista histórica”.
A implementação seguirá um cronograma específico para diferentes setores:
* Para secretarias escolares e setores administrativos: início imediato com turno único de seis horas diárias
* Para setores operacionais (agentes de transporte e trânsito, guarda municipal e obras): implementação prevista para 1º de maio, Dia do Trabalhador
* Para a área da saúde: início programado para 1º de junho, com adaptações específicas para manter a qualidade do atendimento à população
“Vamos garantir o direito aos trabalhadores e trabalhadoras ao devido descanso, sem desassistir nossa população. Por isso, estamos implementando essa política de modo gradual, de forma a atender a 100% dos trabalhadores e trabalhadoras ainda no primeiro semestre”, afirmou Jacometti.
A gestão da prefeita Margarida Salomão (PT) estabeleceu que as jornadas serão definidas pelas respectivas secretarias, garantindo que nenhum setor fique sem atendimento durante o expediente. Casos específicos, como plantões, terão orientações posteriores por secretaria.
Em contexto nacional, segundo dados recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT-ONU), os brasileiros trabalham em média 39 horas semanais, ficando atrás de países desenvolvidos como Estados Unidos (38h), Alemanha (34h) e França (36h), além de vizinhos como Uruguai e Argentina (ambos com 37h). Aproximadamente 11% dos trabalhadores brasileiros ainda mantêm jornadas consideradas excessivas, de 49 horas ou mais por semana.