Abrasel prevê alta nas vendas em bares e restaurantes no feriadão de abril

Abrasel prevê alta nas vendas em bares e restaurantes no feriadão de abril

Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes indica que 71% dos empresários estão otimistas com o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou uma pesquisa revelando que 71% dos empresários do setor estão otimistas com o feriado prolongado de abril. O período, que começa na Sexta-feira da Paixão e se estende até a segunda-feira de Tiradentes (21 de abril), deve proporcionar um aumento significativo no faturamento dos estabelecimentos.

De acordo com o levantamento realizado em março pela Abrasel, 40% dos empresários esperam um crescimento entre 5% e 20% nas vendas durante o período. Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, ressalta que “o setor ainda enfrenta desafios notáveis, com mais de dois terços das empresas operando sem lucro, mas, ainda assim, há sinais positivos. As datas sazonais, como o feriado prolongado de Páscoa, representam oportunidades de fortalecimento para muitas empresas que operam no limite”.

Desempenho do Setor

A pesquisa também apresentou dados sobre o desempenho financeiro das empresas em fevereiro:
* 30% dos estabelecimentos operaram com lucro
* 30% registraram prejuízo
* 39% mantiveram equilíbrio financeiro

Comparado a janeiro, houve uma piora nos indicadores, quando 36% das empresas eram lucrativas e 25% operavam com prejuízo. Solmucci explica que essa variação é esperada, já que janeiro é tradicionalmente um mês positivo para o setor.

Desafios Financeiros

O estudo também revelou importantes dados sobre a situação financeira dos estabelecimentos:
* 32% não conseguiram realizar reajustes nos preços dos cardápios
* 59% fizeram reajustes conforme ou abaixo da inflação
* 39% dos estabelecimentos possuem pagamentos em atraso

Entre as principais dívidas em atraso, destacam-se:
* Impostos federais (74%)
* Impostos estaduais (52%)
* Empréstimos bancários (37%)

“Um dos principais desafios dos empresários tem sido equilibrar as contas sem afastar os clientes. Muitos evitam reajustes nos preços para manter o movimento, mas, ao mesmo tempo, precisam arcar com dívidas e outros custos que continuam subindo. Isso pressiona a lucratividade e torna momentos de alta demanda, como os feriados prolongados, essenciais para que os negócios operem acima da média e tentem se recuperar”, conclui Solmucci.

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