Raoni cobra ações ambientais de Lula no Xingu

Raoni cobra ações ambientais de Lula no Xingu

Cacique criticou possível exploração de petróleo na Margem Equatorial e pediu proteção de terras indígenas durante cerimônia de condecoração

O Cacique Raoni, uma das principais lideranças indígenas do mundo, aproveitou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à região do Xingu, no Mato Grosso, para fazer importantes cobranças sobre questões ambientais e indígenas. Durante a cerimônia, onde foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, Raoni expressou preocupações sobre a possível exploração de petróleo na Margem Equatorial da Foz do Amazonas.

Em seu pronunciamento, Raoni foi enfático ao alertar sobre os riscos ambientais: “Essas coisas [floresta] na forma como estão garantem que a gente tenha o meio ambiente, a terra com menos poluição e menos aquecimento. Se isso [exploração] acontecer, sou pajé e já tive contato com espíritos que sabem do risco que corremos de continuar trabalhando dessa forma de destruir, destruir e destruir. Podemos ter consequências muito grandes e podemos não conseguir parar”.

Cobranças e Críticas

* O líder indígena, embora tenha elogiado Lula, apontou erros do passado e manifestou descontentamento com algumas ações da atual gestão
* Raoni solicitou especificamente uma nova demarcação dos limites das terras indígenas, visando garantir a proteção territorial
* Durante o evento, cobrou que o presidente não repita erros de gestões anteriores

Resposta do Presidente

* Lula respondeu com um discurso escrito, destacando ações do governo para os povos indígenas
* O presidente reafirmou o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030
* Enfatizou que os indígenas “têm direito de reivindicar e conquistar quantas terras forem necessárias”
* Reconheceu que as reservas indígenas representam apenas 14% do território nacional

Vale ressaltar que Raoni foi uma das personalidades que acompanhou Lula na cerimônia de posse em janeiro de 2023, subindo a rampa do Palácio do Planalto. No entanto, em outras ocasiões, já havia manifestado críticas ao governo atual, apontando o não cumprimento de promessas feitas.

O presidente Lula reconheceu que “ainda há muito a ser feito” e que os desafios “precisam ser tratados de forma negociada, com diálogos e transparência”, destacando que mesmo que o tempo das realizações seja mais lento que o desejado, governo e povos indígenas compartilham os mesmos propósitos.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS