Obras no viaduto do Belvedere são interrompidas após protestos em BH

Obras no viaduto do Belvedere são interrompidas após protestos em BH

Prefeitura de BH cancela construção de terceira faixa no viaduto sobre a BR-356 após pressão da comunidade para preservar 200 árvores

As obras de alargamento do viaduto sobre a BR-356, na região do Belvedere, foram interrompidas após uma decisão da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) de cancelar a construção da terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere-Santa Lúcia. A medida foi tomada em resposta às manifestações da comunidade local, preocupada com a remoção de aproximadamente 200 árvores prevista no projeto original.

Durante audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, o superintendente da Sudecap, Leonardo José Gomes Neto, explicou que a decisão atendeu às demandas da população. “Tivemos uma ação da comunidade junto com o Ministério Público questionando as obras. A comunidade viu que não seria bom para a comunidade porque seriam retiradas quase 200 árvores. Então a prefeitura atendeu a comunidade e fez uma avaliação da alça”, afirmou.

Com a alteração do projeto, será preservada a cortina verde de proteção entre a Lagoa Seca e a entrada da alça do viaduto, no sentido Belvedere/Raja Gabaglia. A modificação resultou na redução de 25% do projeto inicial, levando a empresa responsável a desistir da execução da obra.

A PBH garantiu que realizará nova licitação para dar continuidade às obras, mantendo o prazo de conclusão para o segundo semestre de 2026. O projeto faz parte de um pacote maior de mobilidade nas proximidades do BH Shopping, na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima.

Obras complementares na região

* A intervenção inclui quatro obras principais, sendo duas sob responsabilidade de Nova Lima e duas de Belo Horizonte
* Além do alargamento do viaduto, BH será responsável pela construção de um elevado para acesso direto da BR-356 à MG-030
* Em Nova Lima, está prevista a construção de um viaduto em formato de “ferradura”, que teve seu projeto inicial barrado por irregularidades pelo Instituto Estadual de Florestas
* A Prefeitura de Nova Lima informou que as obras devem começar em até 90 dias, aguardando apenas autorização do Ministério Público

O projeto modificado manterá o alargamento do viaduto existente, ampliando sua capacidade de cinco para seis faixas de tráfego, visando melhorar a fluidez em uma das regiões mais movimentadas da cidade.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS