As obras de alargamento do viaduto sobre a BR-356, na região do Belvedere, foram interrompidas após uma decisão da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) de cancelar a construção da terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere-Santa Lúcia. A medida foi tomada em resposta às manifestações da comunidade local, preocupada com a remoção de aproximadamente 200 árvores prevista no projeto original.
Durante audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, o superintendente da Sudecap, Leonardo José Gomes Neto, explicou que a decisão atendeu às demandas da população. “Tivemos uma ação da comunidade junto com o Ministério Público questionando as obras. A comunidade viu que não seria bom para a comunidade porque seriam retiradas quase 200 árvores. Então a prefeitura atendeu a comunidade e fez uma avaliação da alça”, afirmou.
Com a alteração do projeto, será preservada a cortina verde de proteção entre a Lagoa Seca e a entrada da alça do viaduto, no sentido Belvedere/Raja Gabaglia. A modificação resultou na redução de 25% do projeto inicial, levando a empresa responsável a desistir da execução da obra.
A PBH garantiu que realizará nova licitação para dar continuidade às obras, mantendo o prazo de conclusão para o segundo semestre de 2026. O projeto faz parte de um pacote maior de mobilidade nas proximidades do BH Shopping, na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima.
* A intervenção inclui quatro obras principais, sendo duas sob responsabilidade de Nova Lima e duas de Belo Horizonte
* Além do alargamento do viaduto, BH será responsável pela construção de um elevado para acesso direto da BR-356 à MG-030
* Em Nova Lima, está prevista a construção de um viaduto em formato de “ferradura”, que teve seu projeto inicial barrado por irregularidades pelo Instituto Estadual de Florestas
* A Prefeitura de Nova Lima informou que as obras devem começar em até 90 dias, aguardando apenas autorização do Ministério Público
O projeto modificado manterá o alargamento do viaduto existente, ampliando sua capacidade de cinco para seis faixas de tráfego, visando melhorar a fluidez em uma das regiões mais movimentadas da cidade.