A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) respondeu hoje às acusações do ex-presidente Jair Bolsonaro, que a culpou publicamente pela sua derrota nas eleições. A parlamentar afirmou que o ex-presidente “perdeu as eleições por outro motivo”, sem especificar qual seria, e disse que ele eventualmente “vai perceber” o que realmente aconteceu.
A declaração de Zambelli veio após Bolsonaro afirmar que a deputada “tirou” seu mandato, referindo-se ao incidente em que ela sacou uma arma e perseguiu um apoiador do presidente Lula na véspera do segundo turno de 2022.
* O STF formou maioria para condenar Zambelli por porte ilegal de arma, com o julgamento sendo interrompido por pedido de vista do ministro Nunes Marques, a quem a deputada expressou gratidão.
* O TRE-SP cassou o mandato da deputada em janeiro por divulgar vídeos questionando o resultado das eleições de 2022, decisão que ainda será analisada pelo TSE.
* Em entrevista à CNN, Zambelli declarou: “Essa declaração do Bolsonaro me deixou bastante entristecida, é um peso muito grande para uma pessoa carregar. Ainda mais para uma pessoa como eu que sou patriota”.
Sobre o incidente da perseguição armada, ocorrido em 29 de outubro de 2022, Zambelli explicou que o jornalista Luan Araújo a provocou nos Jardins, em São Paulo, causando sua queda. Segundo ela, só sacou a arma após ouvir um estampido de tiro: “Eu jamais sacaria arma para qualquer pessoa na rua”.
A deputada mantém que, apesar do abalo na relação, ainda conta com o apoio do ex-presidente e da bancada do PL, mas não pretende tomar a iniciativa de retomar o diálogo, afirmando: “Ele tem o meu telefone, se ele achar que deve me ligar, ele me liga”.