O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre sua participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado. A manifestação ocorre após Bolsonaro e outros sete aliados se tornarem réus por decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante visita ao Japão, Lula comentou sobre a denúncia contra Bolsonaro, afirmando que “É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país”. O atual presidente também acusou seu antecessor de tentar contribuir para seu assassinato, do vice-presidente e do ex-presidente da Justiça Eleitoral.
Em resposta publicada na rede social X, Bolsonaro acusou o presidente de usar o caso como cortina de fumaça: “O povo quer um futuro melhor, sem essas cortinas de fumaça diárias para encobrir o pior governo da história do país, com números da era Dilma – sem pandemia e sem os efeitos iniciais de uma guerra que atingiram a economia de todo o planeta”.
No processo que tornou Bolsonaro réu, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, apontou indícios de que o ex-presidente teria liderado um plano de golpe, atacado a credibilidade das urnas e participado na elaboração de uma minuta golpista, que teria sido discutida com o alto comando do Exército Brasileiro, mas não foi executada.