A inadimplência é um dos grandes desafios enfrentados pelo mercado educacional, afetando o fluxo de caixa de instituições de ensino de todos os portes. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,6% dos brasileiros estavam endividados em 2023. Neste cenário, o setor busca soluções sustentáveis para, não só mitigar os danos causados pelo fenômeno, mas também trabalhar preventivamente.
Pesquisa da Sponte – que integra a vertical de Educação da Linx, líder no mercado de software de gestão –, revelou que a taxa de inadimplência no ensino superior foi de 30,2% em 2022, o maior índice desde 2019.
A implementação de soluções tecnológicas tem sido uma resposta eficaz ao desafio da inadimplência. Estas soluções não só beneficiam as instituições de ensino, ao melhorar seu fluxo de caixa e reduzir a inadimplência, mas também proporcionam uma experiência mais positiva para os alunos. Com informações mais acessíveis e processos simplificados, os estudantes podem se beneficiar de condições de pagamento mais flexíveis e de um ambiente educacional mais estável e focado no aprendizado.
Entre as práticas adotadas estão a personalização de descontos, a automação de pagamentos recorrentes e o uso de ferramentas de cobrança automatizadas. Essas abordagens permitem às instituições compreender melhor o perfil de seus clientes e desenvolver estratégias mais eficazes para garantir a saúde financeira do setor.
Uma ferramenta tecnológica que tem demonstrado eficácia é a régua de cobrança, que ajusta etapas conforme o nível de inadimplência de cada cliente, oferecendo desde alertas de vencimento até medidas mais drásticas, como o encaminhamento judicial.