O Cruzeiro se prepara para sua estreia no Campeonato Brasileiro sob o comando do técnico Leonardo Jardim, após um período de mais de 30 dias sem jogos oficiais desde a eliminação no Campeonato Mineiro. O confronto contra o Mirassol está marcado para sábado (29 de março), às 18h30, no Mineirão, com expectativa de público superior a 30 mil torcedores.
Um dos principais desafios do treinador português é fortalecer o sistema defensivo da equipe. Em 10 partidas oficiais na temporada, o time sofreu 11 gols, conseguindo manter o zero no placar em apenas duas ocasiões, considerando todos os jogos do ano, incluindo amistosos e jogos-treino.
O goleiro Cássio reconheceu a necessidade de evolução do setor defensivo: “A gente fez como se fosse uma pré-temporada. Eles (preparadores de goleiro) tiraram o máximo da gente. Eu, como atleta, tenho que entender como o professor Jardim quer que eu trabalhe… Por mais que eu já tenha experiência, estamos sempre aprendendo e evoluindo. O que é controlável? Me preparar bem, me dedicar”.
* Leonardo Jardim tem experimentado diferentes formações táticas, com destaque para o 4-3-3, utilizando dois pontas velozes e um centroavante
* O esquema 4-2-1-3 também foi testado, com um volante posicionado à frente da zaga, outro mais avançado, dois pontas e um camisa 10 como articulador
* No setor ofensivo, Dudu e Wanderson são opções para as pontas, enquanto Matheus Pereira atua menos centralizado
* O ataque conta ainda com Bolaise, Gabigol, além de Kaio Jorge e Lautaro, que se recuperaram fisicamente