A Orquestra Ouro Preto lança o primeiro registro fonográfico e audiovisual da Academia Jovem, um projeto pioneiro no Brasil que prepara novos talentos para a música de concerto. O álbum, que será disponibilizado gratuitamente em todas as plataformas digitais em 7 de agosto, terá sua apresentação ao público quatro dias depois, na renomada Sala São Paulo, sala de concertos localizada no centro da capital paulista.
A gravação do álbum foi realizada em outubro de 2023, com a participação do renomado produtor musical alemão Ulrich Schneider, responsável pela captação, mixagem e masterização. O repertório foi cuidadosamente escolhido para oferecer aos jovens artistas uma variedade de desafios, sensações e sonoridades, abrangendo criações de diferentes épocas, lugares e estilos.
Duas obras brasileiras inéditas, dedicadas especialmente à formação pelos compositores Nelson Ayres e Alexandre Travassos, integram o álbum, ao lado de peças de Holst e Bartók. Nelson Ayres contribuiu com ‘3 Momentos para Cordas e Percussão’, uma obra que dialoga com as raízes percussivas de Minas Gerais e a origem da formação da Academia.
A Academia Orquestra Ouro Preto é um braço do núcleo educacional da Orquestra, com o objetivo de formar e preparar jovens de 18 a 28 anos para o mercado de trabalho da música de concerto. Criada em 2019, conta atualmente com 28 músicos e já viu nove de seus ex-alunos integrarem a formação principal, após passarem por uma fase preparatória dentro da Academia.