A Defesa Civil de Belo Horizonte intensificou nesta sexta-feira (21 de março) a interdição de oito imóveis na rua Cesena, bairro Primeiro de Maio, região Norte da capital mineira. A medida afetou 21 moradores que precisaram deixar suas residências, recebendo apoio de familiares e assistência humanitária do órgão.
O processo de monitoramento e interdição seguiu a seguinte cronologia:
* Em 6 de fevereiro, as famílias receberam as primeiras notificações sobre os riscos de desabamento em suas residências
* Nos dias 10 e 14 de fevereiro, a Defesa Civil realizou vistorias preventivas adicionais, resultando na interdição parcial da via
* Em 20 de março, novas inspeções em sete imóveis revelaram agravamento da situação, com evolução de trincas, rachaduras, abatimento do asfalto e processo erosivo
* No dia 21 de março, foi reforçada a sinalização e interdição total das residências afetadas
A Defesa Civil mantém todas as casas interditadas e reforçou aos moradores a necessidade de manter o isolamento total dos imóveis e parcial da via. “Também foi reforçada a necessidade de providenciar uma avaliação técnica especializada para identificar e solucionar as causas dos problemas estruturais”, informou o órgão.
Os residentes foram orientados a monitorar a situação e, em caso de agravamento, devem entrar em contato imediato com a Defesa Civil pelo telefone 199.