A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está conduzindo uma importante pesquisa nacional sobre doação de órgãos. O estudo, intitulado “Avaliação da doação de órgãos no Brasil na perspectiva do marketing social”, tem como objetivo compreender o conhecimento, atitudes e percepções da população brasileira sobre este ato solidário.
A pesquisa está aberta para brasileiros natos ou naturalizados maiores de 18 anos, que podem participar de forma anônima através de um questionário virtual até 28 de março de 2025. O projeto está sendo desenvolvido pela estudante Stephanie Hoffmam Nascimento, do curso de Gestão de Serviços de Saúde, sob orientação da professora Cassia Rita Veiga.
Para se voluntariar e conferir mais informações, acesse o formulário.
A doação de órgãos representa uma das mais importantes formas de salvar vidas no contexto médico atual. Este procedimento permite a retirada de órgãos ou tecidos de doadores vivos ou falecidos para beneficiar receptores que necessitam de transplantes. Entre os órgãos e tecidos que podem ser doados estão rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões.
O Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário mundial de transplantes, sendo o segundo maior transplantador em números absolutos, atrás apenas dos Estados Unidos. O sistema público de saúde brasileiro oferece assistência completa e gratuita aos pacientes, incluindo todo o processo desde os exames preparatórios até o acompanhamento pós-transplante e medicamentos necessários.
Para muitos pacientes, o transplante representa a única esperança de sobrevivência ou a chance de um recomeço. Anualmente, milhares de vidas são transformadas através deste gesto de solidariedade, consolidando o Brasil como referência mundial na área de transplantes, com o maior sistema público do setor em todo o mundo.