ANTT autoriza desapropriações de imóveis para construção de linha férrea na Grande BH

ANTT autoriza desapropriações de imóveis para construção de linha férrea na Grande BH

Cedro Participações avança com ramal ferroviário de 32,4 km entre Mateus Leme e São Joaquim de Bicas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu aprovação para o credenciamento dos imóveis necessários à implantação do ramal ferroviário EF-A34, projeto sob responsabilidade da Cedro Participações em Minas Gerais. A autorização, publicada em portaria esta semana, permite que a empresa inicie o processo de desapropriações para a execução da obra.

O projeto prevê um investimento de R$ 1,5 bilhão e contempla a construção de uma linha férrea que conectará os municípios de Mateus Leme e São Joaquim de Bicas à Malha Regional Sudeste, com capacidade para transportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro anualmente.

Pontos principais do projeto:

* O ramal ferroviário terá extensão total de 32,4 quilômetros, ligando estrategicamente regiões mineradoras ao sistema ferroviário existente

* A autorização da ANTT confere caráter de urgência ao processo de desapropriação, conforme estabelecido na portaria da Superintendência de Transporte Ferroviário: “A Cedro Participações S.A. fica autorizada a invocar o caráter de urgência no processo de desapropriação, para fins de imissão na posse”

* O projeto proporcionará acesso ferroviário ao Porto de Itaguaí, também sob concessão da Cedro Participações, otimizando o fluxo logístico para exportação do minério brasileiro

Benefícios ambientais e logísticos:

* Redução significativa do tráfego rodoviário, com a retirada de aproximadamente 5 mil carretas diárias das estradas da região

* Diminuição expressiva nas emissões de CO2, com redução estimada de 40 mil toneladas anuais

* Melhoria na segurança viária regional com a diminuição do tráfego de veículos pesados

O processo de desapropriação seguirá um cronograma específico, iniciando com a Declaração de Utilidade Pública (DUP), que oficializa as áreas necessárias para a implementação da infraestrutura ferroviária.

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