Em entrevista concedida à rede norte-americana BET, exibida nesta quarta-feira (17/07), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez observações sobre o padrão de engajamento dos jovens americanos nas eleições presidenciais.
Segundo Biden, ‘o jogo está começando agora’, indicando que a atenção dos jovens eleitores tende a aumentar somente após o Dia do Trabalho, um marco no calendário eleitoral americano. Biden explicou que o interesse dos jovens historicamente não se concretiza até que a campanha eleitoral avance para suas fases mais decisivas.
‘Se você notar tanto os jovens negros ou jovens brancos, ou jovens hispânicos, ou jovens asiático-americanos, eles nunca se concentraram [na eleição] até depois do Dia do Trabalho’, afirmou o presidente.
Além disso, o presidente americano comentou sobre a percepção de que os jovens já estariam envolvidos com a eleição neste momento do ano. ‘A ideia de que os jovens eleitores estão focados na eleição agora não existe’, disse Biden, reforçando que o engajamento começa a se intensificar mais tarde.
Biden também trouxe à tona um dado histórico sobre o desempenho de presidentes nas eleições, relacionando-o com o atual cenário eleitoral. ‘Historicamente, presidentes que venceram, nesta fase do jogo [disputa eleitoral], os últimos sete ou oito presidentes, cinco deles estavam perdendo neste momento por margens significativas’, destacou o presidente, sugerindo que as pesquisas atuais podem não ser um indicador confiável do resultado final da eleição.