O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta terça-feira (16/07) que o detalhamento das despesas que constarão no Orçamento de 2025 está concluído. Segundo ele, a responsabilidade pela divulgação das informações será do Ministério do Planejamento, comandado por Simone Tebet. ‘Detalhamento dos 25 bilhões ficou pronto agora, questão de poucos dias, e o Planejamento vai divulgar quais são as rubricas, de como vai ser feito, se vai exigir mudança legal, isso tudo vai ser discriminado pelo Planejamento’, declarou Haddad.
O anúncio ocorre em um momento crítico para a economia brasileira. O governo busca alterar sua estratégia de comunicação para conter a valorização do dólar e aplacar as preocupações do mercado, que mostra-se cético quanto à eficácia das medidas de ajuste fiscal propostas.
Recentemente, foi anunciado um corte significativo de R$ 25,9 bilhões, o que intensificou as discussões sobre a saúde financeira do país e as ações do governo frente às expectativas do mercado. O ministro da Fazenda afirmou, também nesta terça-feira, que talvez seja necessário fazer cortes no orçamento ainda em 2024.