Bia Ferraz: ‘Como ser a (o) dona (o) da própria marca (e sobreviver ao processo)’

Bia Ferraz: ‘Como ser a (o) dona (o) da própria marca (e sobreviver ao processo)’

A chave é ser leve, constante e congruente. Sua marca é um reflexo de você – e isso é poderoso.

Criar e gerenciar sua própria marca é uma jornada deliciosa. Mas bora ser sinceros: é muito desafiador! Entre escolher o tom de voz certo, decidir se o logotipo deve ser azul ou verde e responder comentários no Instagram às 23h, ser dono da própria marca parece mais com ser dono de um reality show. Só que sem o prêmio final…

Ei, mas calma! Dá para sobreviver ao processo sem pirar (muito). A chave é ser leve, constante e congruente. E eu vou te contar como.

1. Aceite que sua marca é um reflexo seu (e isso é normal)

Sabe aquela frase clássica do Rei Leão: “Você é mais do que se tornou”? Bem, no mundo do branding, é o contrário: sua marca é exatamente o que você se tornou. Ela é um reflexo direto de suas escolhas, valores e visão de mundo. E digo mais: assim como você se desenvolve como pessoa, você buscará seus aprendizados como empresário(a), e essa escala é simultânea – um te faz buscar o outro.

Isso significa que, sim, a marca terá fases boas e ruins, assim como você. Em vez de se desesperar tentando ser perfeita(o), literalmente se abrace! A autenticidade é o que conecta as pessoas à sua marca.

Eu tive muita sorte com meus clientes, porque eles nunca quiseram parecer algo que não eram – por exemplo, uma marca super tecnológica, mas sem saber nem como usar o Google Drive. A pergunta que eu sempre faço é: o que você realmente quer transmitir? A resposta certa nunca é o que está na moda, mas o que é verdadeiro para você. E são essas as descobertas que fazemos no processo de Mentoria de Marca: descobrir e comunicar com clareza quem você é e o que essa marca deseja ser/transmitir.

2. Congruência é o nome do jogo

Ser congruente significa alinhar o que você pensa, faz e comunica. Sua marca não pode prometer sustentabilidade enquanto imprime panfletos de plástico aos milhares. Nem falar de exclusividade enquanto oferece desconto no app de cupons. E entender que essas ações demonstram divergência e falta de clareza com seu negócio. As pessoas não são burras…

Imagine ouvir de um cliente: “Quero ser referência em atendimento, mas meu time não tem treinamento nem tempo para atender bem.” Óbvio que eu irei responder: “Então você quer ser referência em algo que você não pratica?” Ui…

Congruência exige consistência. Pense na sua marca como uma música: todas as notas precisam combinar para criar uma melodia que o público queira ouvir, lembrar e guardar no coração.

3. Evite a síndrome do ‘todo mundo está fazendo isso’

É muito fácil se perder tentando copiar o que outras marcas fazem. Mas lembre-se: só porque algo funciona para a concorrência, não significa que funcionará para você. Encontre o seu tom.

Eu já vi marcas caírem na armadilha de aderir a toda tendência digital, desde dancinhas no TikTok até lives intermináveis, sem pensar se isso fazia sentido para o público delas. A consequência? Perderam a identidade.

Antes de seguir o vai da vaca, se pergunte: isso está alinhado com os valores da minha marca? Vai agregar para o meu público? Se a resposta for “não”, nem pense em seguir em frente com algo que não cabe para sua marca.

4. Estabeleça limites (sim, até para a sua marca)

Você não precisa estar em todas as plataformas, criar conteúdo todos os dias ou agradar a todos. Assim como na vida, ter limites é essencial. E entender como cada plataforma funciona para o seu perfil é o que vai mudar o seu jogo.

Uma vez, perguntei para uma cliente que estava esgotada: “Você já organizou sua agenda de trabalho e tarefas? Aliás, como é que você organiza seu dia?” Ela respondeu: “Não.” Então ensinei como ela deveria fazer para se organizar e dar conta de fazer o que de fato precisava ser feito, eliminando tarefas que não produziam resultados.

Toda marca precisa de tempo para planejar, vender e executar. E, se não consegue fazer isso, não vai sobrar tempo para parar, respirar e reavaliar. Ela começou a se organizar melhor e voltou para mim: “Bia! Minha vida mudou!”

Uma mensagem importante também: seja leve consigo mesmo. Seu público entende que você é humana(o) e que pausas são necessárias. Ninguém vai morrer se você não postar hoje.

5. Valorize o processo (e não só o resultado)

Criar uma marca memorável leva tempo. Não dá para apressar o crescimento, assim como não dá para plantar uma árvore hoje e esperar que ela dê frutos amanhã.

Uma vez me perguntaram: se você fosse uma árvore, qual seria? Eu respondi: uma tamareira. Eu não estou preocupada com o tempo, mas com a qualidade e o sabor dos frutos que vou deixar aqui.

Eu gosto de usar a metáfora do bambu: ele passa anos crescendo silenciosamente, enraizando-se profundamente antes de despontar. O mesmo acontece com marcas bem-sucedidas.

Se você está no início da jornada, celebre cada pequena vitória – um elogio de um cliente, um post que engajou bem, ou até mesmo aprender a usar uma nova ferramenta. Tudo isso faz parte da sua construção.

Por fim, respire e aproveite a jornada!

Ser dono da própria marca é desafiador, mas também incrivelmente recompensador. É como criar algo do zero que reflete quem você é e o impacto que quer deixar no mundo. Para mim, é o mesmo que a manifestação de Deus através da nossa missão aqui na Terra. E vamos combinar, ninguém veio aqui a passeio! 😉

E quando as coisas ficarem difíceis – porque elas vão ficar – lembre-se de que você não está sozinha(o). Todo(a) empreendedor(a) que você admira já passou pelos mesmos medos e incertezas que você irá passar.

Respire fundo, confie no processo e mantenha a congruência. Afinal, a marca mais poderosa que você pode criar é aquela que você vive todos os dias.

Quer ajuda para construir sua marca sem perder a sanidade?
Me chama! Eu te ajudo a transformar o “caos” em congruência.

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Bia Ferraz colunista
Bia Ferraz
Mentora e Estrategista de Marca Pessoal e Negócios | Branding, Comunicação e Design | Há + de 30 anos organizando e desenvolvendo pessoas e negócios | Palestras e Workshop

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