A Polícia Federal descobriu uma gravação de áudio no computador de Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O arquivo revela uma reunião entre o então presidente Jair Bolsonaro e Ramagem, discutindo maneiras de proteger o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente, de investigações criminais.
O áudio, que dura cerca de uma hora, foi gravado pelo próprio Ramagem durante uma reunião em 25 de agosto de 2020. Além de Bolsonaro e Ramagem, participaram o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e uma advogada de Flávio Bolsonaro.
Na gravação, Bolsonaro apoia um plano apresentado por Ramagem para abrir procedimentos administrativos contra os auditores fiscais que investigavam Flávio, com o claro objetivo de anular as investigações sobre desvios de recursos dos funcionários de seu gabinete, caso conhecido como ‘rachadinhas’.
A estratégia delineada na reunião foi efetivamente implementada, resultando na anulação das investigações judiciais contra Flávio Bolsonaro. A descoberta do áudio provocou a deflagração da quarta fase da operação ‘Última Milha’ pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob supervisão do ministro Alexandre de Moraes. Nesta fase da operação, cinco pessoas foram presas.