Senado analisa retirada de urgência da Reforma Tributária

Senado analisa retirada de urgência da Reforma Tributária

Debates intensos e possíveis alterações marcaram a discussão sobre a regulamentação da reforma tributária no Senado

Sem pressa para analisar o projeto de lei da regulamentação da Reforma Tributária, o Senado avalia, inclusive, pedir a retirada do regime de urgência solicitado pelo Planalto.

O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), discutirá o tema na reunião de líderes nesta quinta-feira (11/07). Os senadores consideram importante ter mais tempo para avaliar a proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados, buscando fazer ajustes necessários, como ocorreu anteriormente com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma, aprovada em 2023.

A possibilidade de alterações poderia forçar o projeto a retornar à Câmara para nova apreciação.

Implicações da análise do Senado

O regime de urgência, que dispensa algumas etapas regimentais, acelera a tramitação e pode bloquear a pauta do plenário, impedindo a análise de outras propostas. Essa situação é agravada pela proximidade do recesso parlamentar, marcado para o dia 18 de julho, durante o qual, apesar de serem férias informais, os prazos para análise do projeto continuam válidos.

Há um forte lobby dos setores que não foram contemplados na aprovação inicial na Câmara, e isso deve se intensificar durante os debates na Casa Alta.

A bancada do agronegócio, em particular, espera que o ambiente de discussão no Senado seja propício para atender novas demandas. 

Leia mais notícias no N3 News. 

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS