Galo vence Tombense e avança para a 19ª final consecutiva do Mineiro; América será o adversário na decisão
O Atlético-MG confirmou o favoritismo e garantiu sua presença na final do Campeonato Mineiro ao vencer o Tombense por 2 a 0 na noite deste sábado (22 de fevereiro), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Com o resultado, o Galo avança com um placar agregado de 4 a 0, após ter vencido o jogo de ida por 2 a 0 no Mineirão, no último sábado (15). Os gols da partida foram marcados por Rony e Roger Carvalho, contra.
Apesar de atuar como visitante, o Atlético contou com o apoio maciço de sua torcida, que lotou as arquibancadas da Arena do Jacaré e empurrou a equipe rumo à sua 19ª final consecutiva no estadual. Agora, o Galo terá pela frente o América-MG na decisão. O Coelho eliminou o Cruzeiro nos pênaltis, também neste sábado (22), após empate em 1 a 1 no tempo normal.
Primeiro tempo dominante
O Atlético começou o jogo com intensidade. Logo no primeiro minuto, Gabriel Menino fez boa jogada e deixou a bola para Cuello, que cruzou para Rony cabecear com perigo. A pressão atleticana obrigou o Tombense a recuar suas linhas e jogar com lançamentos. Aos 18 minutos, a insistência do Galo foi recompensada: Cuello achou um belo passe em profundidade para Rony, que ajeitou para o pé direito e bateu de chapa, sem chances para o goleiro Matheus Araújo. 1 a 0 para o Atlético.
O Galo chegou a ampliar o placar com Rony, mas o gol foi anulado por impedimento. Guilherme Arana chutou da entrada da área, e a bola desviou no atacante, que estava à frente da defesa do Tombense. A equipe alvinegra seguiu pressionando até os minutos finais da primeira etapa, mas não conseguiu ampliar o placar.
Segundo tempo e gol contra
No segundo tempo, o Atlético manteve o controle das ações. Aos 8 minutos, uma jogada ensaiada de escanteio curto culminou no segundo gol atleticano. Gustavo Scarpa bateu o escanteio e recebeu em seguida, cruzando a bola para a área. Lyanco cabeceou para o meio da área, e o zagueiro Roger Carvalho, ao tentar cortar o passe, acabou marcando contra. 2 a 0 para o Galo.
O Tombense teve uma chance de descontar aos 23 minutos, quando Anderson Ligeiro foi derrubado por Júnior Alonso dentro da área. O árbitro marcou pênalti, mas Everson fez grande defesa na cobrança de Anderson, mantendo a meta inviolada.
Próximos compromissos
Com a classificação garantida, o Atlético agora se prepara para a final do Campeonato Mineiro contra o América-MG. Antes disso, o Galo volta a campo no dia 5 de março, quarta-feira, para enfrentar o Manaus, no Mineirão, pela segunda fase da Copa do Brasil.
Já o Tombense terá a chance de se recuperar na próxima quarta-feira (26), quando visita o CSE, de Alagoas, pela primeira fase da Copa do Brasil.