A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementará uma nova tecnologia de vigilância por drones durante o Carnaval de Belo Horizonte em 2025. De acordo com testes realizados, os equipamentos apresentam uma taxa de eficácia superior a 93% na identificação de pessoas, mesmo quando estas utilizam disfarces.
A Major Layla, porta-voz da PMMG, destacou a eficiência do sistema: “O infrator que estiver na rua, pode ficar pianinho. Inclusive com disfarce. A gente fez uns testes ontem com jornalistas que colocaram óculos escuro, com boné, com óculos, passando correndo, de cabeça baixa. E tivemos 93% de assertividade”.
Os foliões não precisam se preocupar com possíveis colisões com os drones durante as festividades. O Capitão Veríssimo esclareceu que “O folião pode ficar despreocupado em relação a essa situação. O drone tem esse dispositivo de afastamento e um sensor de presença no qual ele vai se afastar em determinado espaço físico e em determinada aproximação”.
A tecnologia operará a uma distância segura das multidões, utilizando recursos avançados de captação de imagens. “O sobrevoo do drone é feito a distância, porque ele conta com a tecnologia do superzoom”, explicou o capitão.
A Major Layla ressaltou ainda que o período carnavalesco costuma atrair criminosos que tentam se camuflar entre os foliões. No entanto, a corporação estará preparada: “Na verdade, não. A intensidade do nosso patrulhamento é muito maior. Nós estamos com 100% do efetivo nas ruas. Todo mundo trabalhando com carga máxima. Ninguém tira férias”.