UFMG implementa novo processo seletivo seriado

UFMG implementa novo processo seletivo seriado

Universidade Federal de Minas Gerais destinará 30% das vagas para avaliação seriada a partir deste ano, com primeiros ingressantes previstos para 2028

A UFMG anunciou uma mudança significativa em seu processo de admissão, implementando o Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PSAS) como uma nova forma de ingresso em seus cursos de graduação. A instituição reservará 30% das vagas para esta modalidade, mantendo simultaneamente os métodos tradicionais de seleção.

A nova modalidade de ingresso representa uma importante diversificação nas formas de acesso ao ensino superior na universidade, com previsão para receber os primeiros estudantes aprovados através deste sistema em 2028.

O anúncio, feito na segunda-feira (03/02), já gerou repercussão entre futuros candidatos. Melissa Mendes, estudante de 18 anos que concluiu o ensino médio em 2024, demonstrou otimismo em relação à mudança: “Parece uma ótima ideia. Acho que vai até incentivar os alunos do ensino médio a estudar mais”.

Entretanto, a implementação do novo sistema não foi recebida sem questionamentos. Os Diretórios Acadêmicos dos cursos de Física, Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UFMG manifestaram preocupações nas redes sociais sobre a nova modalidade de ingresso.

A decisão da UFMG de adotar o PSAS demonstra um movimento em direção à modernização dos processos seletivos, buscando ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior público.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS