O presidente Lula anunciou um importante projeto de transformação para a BR-381, conhecida historicamente como “Rodovia da Morte”. Durante entrevista a rádios mineiras, o presidente destacou que a estrada passará por significativas melhorias com o objetivo de mudar sua reputação para “Rodovia da Vida”.
O projeto, que representa um investimento de R$ 9 bilhões, prevê a duplicação do trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, cuja assinatura do contrato de concessão foi realizada recentemente em Brasília.
Pontos principais do anúncio:
* Os ministros Renan Filho (Transportes) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) participarão de evento em Belo Oriente, no Vale do Aço, para oficializar o início das obras na BR-381
* A concessionária Nova 381 assumirá oficialmente a gestão da rodovia e apresentará o plano dos primeiros 100 dias de trabalho
* Serão detalhadas as primeiras ações voltadas à segurança dos motoristas que utilizam a estrada
* Uma reunião adicional está programada com o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião, para discutir obras do Anel Viário e desapropriações na BR-381
Durante a entrevista, Lula afirmou: “Amanhã (6), o ministro Renan estará com o ministro Alexandre em Minas Gerais para anunciar definitivamente o início dessa obra, que já foi contratada por R$ 9 bilhões, para que a gente possa entregar daqui a alguns anos essa estrada perfeitamente bem, duplicada, com todas as faixas que forem necessárias, com todos os viadutos que forem necessários, com todos os trevos que forem necessários para que o povo de Minas Gerais aprenda a chamar Rodovia da Vida e esquecer o nome Rodovia da Morte”.
O presidente também aproveitou a oportunidade para desejar melhoras ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que está internado desde o início de janeiro: “Eu queria desejar a mais rápida recuperação do prefeito Fuad, que eu fiquei sabendo que já está se recuperando. Eu fico pedindo a Deus que o Fuad possa voltar logo para exercer a sua função porque Belo Horizonte precisa de um bom prefeito”.
As obras representam um marco significativo para a infraestrutura rodoviária de Minas Gerais, visando principalmente a segurança dos usuários da via e o desenvolvimento da região.