O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), completou um mês de internação no Hospital Mater Dei. De acordo com o boletim médico divulgado nesta terça-feira (04 de fevereiro), novos exames confirmaram a remissão completa do câncer e a resolução do quadro infeccioso e da inflamação muscular que o acometiam.
A remissão foi detectada por meio de um PET-CT, exame de diagnóstico por imagem que combina tomografia computadorizada com a emissão de pósitrons, utilizado para monitorar o tratamento oncológico e detectar possíveis recidivas.
Após o anúncio pessoal da remissão do câncer feito por Noman em outubro de 2024, esta é a primeira vez que um pronunciamento oficial de uma instituição de saúde confirma o sucesso do tratamento. O prefeito segue em reabilitação fisioterápica, motora e respiratória, com evolução clínica positiva. Ele se mantém lúcido e acordado, após ter recebido alta da UTI na semana passada.
Esta internação marca a quarta vez em que o prefeito requer cuidados hospitalares desde sua reeleição. O período de hospitalização começou dois dias após sua posse para o segundo mandato, cerimônia que ele acompanhou remotamente devido às condições de saúde.
Histórico Médico:
* Em julho de 2024, durante a pré-campanha eleitoral, Fuad Noman revelou seu diagnóstico de linfoma abdominal, um tipo de câncer no sangue.
* O prefeito conduziu sua campanha eleitoral paralelamente ao tratamento quimioterápico, sendo liberado pela equipe médica próximo ao período das eleições.
* Em novembro de 2024, após a eleição, Noman foi internado pela primeira vez devido a neuropatia periférica, efeito colateral do tratamento oncológico, permanecendo hospitalizado por cinco dias.
* Em dezembro de 2024, o prefeito foi hospitalizado em duas ocasiões para tratamento de pneumonia e sangramento intestinal.
Apesar das dores nas pernas, sintoma atual, os médicos informam que se trata de uma consequência esperada do tratamento bem-sucedido contra o câncer. Noman segue sob observação médica constante, com a equipe de saúde monitorando sua recuperação e garantindo a continuidade dos tratamentos necessários para sua plena reabilitação.