A capital chinesa está prestes a abrigar o maior complexo militar do mundo, segundo informações reveladas pelo Financial Times. De acordo com a inteligência dos Estados Unidos, Pequim está construindo uma instalação que será pelo menos dez vezes maior que o Pentágono, projetada para funcionar como centro de comando em situações de guerra.
Imagens de satélite analisadas pela inteligência americana revelam detalhes impressionantes do projeto:
* A construção está localizada a 30 quilômetros a sudoeste de Pequim, ocupando uma área de aproximadamente 6,07 quilômetros quadrados
* As obras tiveram início em meados de 2024, conforme evidenciado pelas imagens obtidas pelo Financial Times
* Especialistas militares identificaram grandes escavações no local que, segundo análises, serão destinadas a bunkers blindados para proteção da liderança militar chinesa, inclusive em cenários de guerra nuclear
Dennis Wilder, ex-chefe da análise sobre a China na CIA, comentou sobre o projeto: “Se confirmado, esse novo bunker de comando subterrâneo avançado para a liderança militar (…) sinaliza a intenção de Pequim de construir não apenas uma força convencional de classe mundial, mas também uma capacidade avançada de combate nuclear”.
O desenvolvimento deste complexo militar está alinhado com os objetivos do Exército de Libertação Popular (PLA), que busca modernizar suas forças armadas e desenvolver novos armamentos até seu centenário em 2027. Segundo relatórios da inteligência americana, o presidente Xi Jinping estabeleceu como meta que o PLA esteja preparado para um possível conflito com Taiwan até esta data.