Um estudo recente realizado pela Universidade Estadual de Ohio e publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics demonstrou que adultos que dormem menos de sete horas por dia tendem a consumir mais lanches, muitas vezes não saudáveis, ao longo do dia. Esse hábito pode contribuir para o ganho de peso e deterioração da composição corporal.
Os pesquisadores analisaram dados de cerca de 20 mil adultos norte-americanos e constataram que aqueles que dormiam menos de sete horas por noite faziam escolhas alimentares menos saudáveis, consumindo mais carboidratos, açúcares, gorduras e cafeína em comparação com aqueles que dormiam o mínimo recomendado de sete horas. ‘Ao dormir pouco, há uma maior tendência ao sedentarismo e a optar por lanches calóricos e de baixo valor nutricional, principalmente à noite’, aponta o estudo.
A pesquisa também abordou como a falta de sono afeta dois hormônios essenciais que regulam a fome e a saciedade: a grelina, que estimula o apetite e aumenta com a privação de sono, e a leptina, que nos faz sentir satisfeitos e cujos níveis diminuem quando não dormimos o suficiente.
Para combater os efeitos negativos da privação de sono, os especialistas recomendam manter uma boa higiene do sono, que inclui dormir em um ambiente fresco e tranquilo, evitar alimentos picantes e álcool antes de dormir, e criar um ritual relaxante noturno. Beber chá após as 14 horas é sugerido como uma prática benéfica, especialmente considerando que o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo após a água.
O estudo enfatiza a importância de estender as horas de sono para reduzir a ingestão calórica e auxiliar na perda de peso. ‘Sem fazer outras mudanças no estilo de vida, você pode prolongar o sono e consequentemente ingerir menos calorias por dia’, conclui a pesquisa.