O presidente da Bolívia, Luis Arce Catacora, utilizou sua conta oficial no X (antigo Twitter) para denunciar “mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano”, na tarde desta quarta-feira (26/06). Em sua declaração, o presidente Arce enfatizou que “A democracia deve ser respeitada”.
O ex-presidente Evo Morales, aliado de Arce também se manifestou no X. Ele pediu mobilização nacional para ‘defender a democracia diante de um Golpe de estado em curso’. O ex-presidente também afirmou que ‘um Grupo do Regimento Especial Challapata “Mendez Arcos” tomou a Praça Murillo com franco-atiradores’, algo que de acordo com Morales sinaliza o planejamento com antecedência da ação desta quarta-feira.
O comandante do Exército, Juan José Zuñiga, mencionado por Evo, declarou à imprensa boliviana o objetivo de instalar um ‘novo gabinete’ de governo no País.
A situação também ganhou repercussão da comunidade internacional. Na mesma rede social, Luis Almagro, Secretário Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), destacou que “o Exército deve se submeter ao poder civil legitimamente eleito”.
Detalhes sobre a extensão e natureza exata das “mobilizações irregulares” mencionadas pelo presidente Arce ainda não estão claros. No entando, registros que circulam nas redes sociais mostram o momento em que um veículo blindado do Exército Boliviano forçou entrada na sede do Governo do país.