A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a oferta de 320 vagas em oficinas destinadas a idosos da capital com o objetivo de promover a familiarização com tecnologias digitais. A iniciativa, conduzida pela Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), faz parte da programação da Colônia de Férias dos Centros de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) e tem como foco temáticas como:
As oficinas, com duração de duas horas cada, serão presenciais e ocorrerão nos telecentros dos CRPIs Caiçaras e Dom Cabral, nos dias 20, 22, 24 e 31 de janeiro. Haverá duas turmas diárias em cada local, nos horários de 9h30 às 11h30 e 14h30 às 16h30. As inscrições serão realizadas presencialmente nas secretarias dos respectivos CRPIs, por ordem de chegada, enquanto houver vagas. Os endereços são:
As oficinas integram o Programa de Inclusão Digital, que busca proporcionar maior autonomia à pessoa idosa por meio da inserção no universo digital. O Diretor-Presidente da Prodabel, Jean Mattos, destacou a importância da ação: “Essa iniciativa garante que a pessoa idosa crie mais intimidade com a tecnologia e também se aproprie desse mundo que se torna cada vez mais digital. Por meio do Programa de Inclusão Digital, são oferecidos 20 cursos presenciais e on-line, com qualificações específicas voltadas para a pessoa idosa e turmas mistas. É sempre uma experiência muito positiva, afinal a tecnologia abre muitas portas”.
Além das oficinas, o Programa de Inclusão Digital também promove a ampliação da conectividade para o público idoso. Os telecentros dos CRPIs, parte de uma rede com mais de 130 unidades espalhadas pela cidade, atendem também Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), dispondo de equipamentos adaptados para aqueles que não podem frequentar os espaços públicos.