O ex-senador e prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira, conhecido como Biu, faleceu nesta terça-feira (14) aos 82 anos. Pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Benedito estava internado em Maceió desde o final do ano passado.
Com uma carreira política que se estendeu por mais de cinco décadas, Benedito de Lira ocupou diversos cargos públicos, incluindo os de senador, deputado federal, deputado estadual por Alagoas e vereador de Maceió. Em seu último mandato, exercia a função de prefeito de Barra de São Miguel, na região metropolitana de Maceió.
Em uma emotiva homenagem nas redes sociais, Arthur Lira expressou seu pesar: “Meu pai, meu herói, minha referência, nos deixou hoje”. O presidente da Câmara destacou que “um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma o coração” dele e da família.
A trajetória política de Benedito de Lira teve início em 1973, quando se filiou à Arena, partido que dava sustentação à ditadura militar. Ao longo de sua vida pública, manteve-se fiel às legendas que sucederam a Arena, passando pelo PDS, PFL, PTB e, desde 2017, o PP.
Arthur Lira ressaltou o compromisso do pai com o trabalho e com as causas sociais: “Sempre comprometido com os mais humildes, o que não faltava ao nosso Biu era disposição para salvar e melhorar a vida das pessoas”. O presidente da Câmara enfatizou que seu pai “manteve-se firme no trabalho até as últimas forças”.
A dedicação de Benedito de Lira à política influenciou diretamente a carreira do filho, apoiando-o desde sua primeira candidatura. Seu falecimento inclusive impactou a agenda de Arthur Lira, que não compareceu à cerimônia do governo sobre os dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro para acompanhar o tratamento do pai em Alagoas.