Fernanda Torres alcançou uma posição histórica ao aparecer pela primeira vez entre as cinco principais cotadas para a indicação ao Oscar de melhor atriz. A atriz brasileira, que recentemente conquistou o Globo de Ouro, está sendo reconhecida por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles.
De acordo com os principais termômetros da premiação, baseados em rankings de veículos especializados de Hollywood, Fernanda Torres está empatada tecnicamente com a atriz britânica Marianne Jean-Baptiste (“Hard truths”). Embora nenhuma das duas tenha recebido indicação do sindicato de atores de Hollywood, a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro fortaleceu suas chances de nomeação.
Na disputa pelo prêmio, Demi Moore (“A substância”) lidera as previsões após sua vitória no Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical, superando Mikey Madison (“Anora”) no ranking geral. O anúncio oficial dos indicados está marcado para 23 de janeiro.
“Ainda Estou Aqui” também coloca o Brasil em posição privilegiada em outras categorias do Oscar 2025. É a primeira vez em duas décadas que o país tem chances expressivas de conseguir uma indicação. O filme é considerado praticamente garantido na categoria de melhor filme internacional, algo que não acontecia desde “Central do Brasil” (1998), também dirigido por Walter Salles.
Além disso, após conquistar o prêmio de melhor roteiro adaptado no Festival de Veneza, o filme baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva também pode receber indicação nesta categoria, consolidando ainda mais a presença brasileira na premiação.
As previsões são baseadas na análise de cinco importantes rankings que avaliam as chances para o Oscar: “Variety”, “The Hollywood Reporter”, Next Best Picture, Gold Derby e Awards, embora qualquer tentativa de prever as escolhas dos membros da Academia seja especulativa.