Ministério do Trabalho convoca reunião sobre o fechamento do bloco cirúrgico do Hospital Maria Amélia Lins, em BH

Ministério do Trabalho convoca reunião sobre o fechamento do bloco cirúrgico do Hospital Maria Amélia Lins, em BH

As cirurgias foram suspensas e os pacientes encaminhados para o João XXIII

O Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais convocou uma reunião emergencial para discutir o fechamento por tempo indeterminado do bloco cirúrgico do Hospital Maria Amélia Lins (HMAL), localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A situação tem gerado sobrecarga no Hospital João XXIII, que passou a receber aproximadamente 200 cirurgias mensais adicionais.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MG) convocou para a reunião o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, representantes da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e funcionários do HMAL.

Segundo a Fhemig, o fechamento do bloco cirúrgico ocorreu devido a danos no intensificador de imagens e outros equipamentos essenciais. No entanto, profissionais do hospital contestam a necessidade do fechamento completo da ala.

* Os servidores denunciam que o bloco foi totalmente esvaziado, com móveis e equipamentos recolhidos e portas trancadas.

* A técnica de enfermagem Angélica Silva Manso Sampaio, de 40 anos, afirma: “Esse intensificador de imagens ter estragado não inviabiliza todas as cirurgias. Algumas ainda são possíveis de serem realizadas no Amélia Lins, não explica ter que fechar o bloco inteiro”.

* Profissionais relatam sobrecarga de trabalho e cancelamento de cirurgias, com enfermeiras apresentando crises de ansiedade devido à mudança repentina na rotina.

A Fhemig defende que “os procedimentos levados ao João XXIII são de baixa complexidade e curto tempo de internação, entre 24 e 48 horas” e que “não houve nenhum prejuízo para os pacientes”.

Em assembleia realizada na última quarta-feira, os trabalhadores do HMAL formaram uma comissão para solicitar à diretoria da Fhemig a normalização dos atendimentos, esperando que a manutenção seja concluída até a próxima semana.

A Fhemig ressalta que foram investidos R$ 31 milhões no Complexo Hospitalar de Urgência nos últimos dois anos, beneficiando ambos os hospitais com equipamentos de ponta.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS