O Ministério dos Transportes estabeleceu uma meta ambiciosa para 2025, visando alcançar 15 leilões de concessões rodoviárias, dos quais seis já estão confirmados. A informação foi divulgada pela secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, que destaca a diversificação regional como ponto crucial dos projetos.
O ano de 2024 marcou um recorde histórico em número de leilões de concessões rodoviárias para a pasta, com resultados significativos em termos de diversificação de players e regiões beneficiadas. Os projetos previstos para 2025 incluirão também acordos de repactuações que serão submetidos à disputa.
* O último certame de 2024, realizado em 19 de dezembro na B3, em São Paulo, foi o lote paranaense PR6, composto pelas rodovias federais BR-163/277/469 e estaduais PR-158/180/182/280/483, tendo como única participante a EPR (associação Equipav e Perfin), que ofereceu desconto de 0,08% no valor do pedágio-teto
* O primeiro leilão de 2025 já está agendado para 7 de janeiro, contemplando a ponte binacional de São Borja (RS)
* Dos seis leilões já realizados em 2024, houve vencedores diferentes em cada um, com participação expressiva de empresas em diversos certames
A secretária Viviane Esse enfatiza a importância do cronograma e do compromisso governamental em mantê-lo: “Nós temos projetos com capex maior e menor, extensão maior e menor nas mais diversas regiões do país e com o compartilhamento de risco adequado para cada tipo de projeto”.
O processo de estruturação dos projetos incluiu intensiva consulta aos players nacionais e estrangeiros, visando aprimorar a qualidade dos estudos. Além disso, três acordos já estão em processo de otimização na SecexConsenso do TCU, com previsão de oferta ao mercado na B3 em abril.
A diversificação regional dos projetos é vista como fundamental para elevar a qualidade da infraestrutura em diferentes áreas do país, demonstrando o compromisso do Ministério dos Transportes em expandir e melhorar a malha rodoviária nacional de forma abrangente e estratégica.