A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou uma importante novidade para o pagamento do IPTU 2025: a inclusão do Pix como forma de pagamento. A medida será válida tanto para o pagamento integral do imposto em janeiro quanto para as parcelas mensais a partir de fevereiro. A previsão de arrecadação do município é de R$ 2,25 bilhões.
De acordo com Matheus Pacheco, diretor de cadastro e atendimento ao contribuinte, o processo de pagamento será simplificado através de um QR Code presente na guia do IPTU. “Esse ano, teremos a possibilidade do pagamento via PIX. Para realizar o pagamento, basta escanear o QR Code presente na guia e realizar informando o valor que deseja pagar entre o mínimo e o máximo. Para ter o desconto, lembre-se de realizar o pagamento até o dia 31 de janeiro”, explicou.
A prefeitura estabeleceu um desconto de 5% para os contribuintes que efetuarem o pagamento até o final de janeiro, percentual menor que o desconto de 6% oferecido em 2024. O reajuste do IPTU 2025 foi baseado no IPCAE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado de 2024, que representa a inflação oficial do país.
Para evitar possíveis golpes com a nova modalidade de pagamento, Matheus Pacheco alertou sobre medidas de segurança: “A informação mais segura para o contribuinte conferir é sempre verificar o beneficiário, o CNPJ, o nome do beneficiário, sendo necessário que esteja em nome da Prefeitura o beneficiário”.
A implementação do Pix como forma de pagamento representa uma modernização no sistema de arrecadação municipal, oferecendo mais praticidade aos contribuintes de Belo Horizonte no pagamento do IPTU.