A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, enfrenta uma significativa queda em sua popularidade desde o início do governo Lula, conforme revelado por recente pesquisa Genial/Quaest. O cenário se torna ainda mais preocupante ao considerar o aumento da rejeição especialmente entre o eleitorado do PT.
Segundo a colunista Andreza Matais, em sua participação no UOL News, as críticas do presidente Lula à comunicação do governo estão diretamente relacionadas à atuação de Janja, que assumiu papel central nesta área. “Quando o presidente Lula reclama da comunicação do governo, ele está reclamando da Janja, porque quem faz a comunicação do governo é a própria Janja, o ministro Paulo Pimenta está ali quase como uma figura decorativa, porque quem comanda essa área da comunicação é ela”, afirmou a colunista.
* A rejeição a Janja entre o eleitorado do PT aumentou significativamente, saltando de 11% para 33%
* O declínio na popularidade coincide com seu posicionamento como primeira-dama política
* Sua atuação como cabo eleitoral não resultou em vitórias significativas para as candidatas que apoiou
A situação apresenta desafios significativos para o governo, especialmente considerando que o país está entrando na segunda metade do mandato de Lula. “É mais um problema para o governo resolver, porque vai fazer o quê? Vai esconder a Janja pra isso não impactar na popularidade do presidente?”, questionou Matais durante sua análise.
O impacto desta queda de popularidade pode ter reflexos mais amplos no cenário político nacional. “A gente tá chegando na segunda metade do governo Lula, o governo tá com muitas dificuldades e qualquer problema como esse de popularidade impacta diretamente na avaliação do presidente Lula“, alertou a colunista.
A situação atual representa um momento delicado para o governo federal, especialmente considerando as perspectivas para as eleições de 2026 e o fortalecimento da oposição diante de possíveis fragilidades na gestão atual.