O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por um novo procedimento craniano na manhã desta quinta-feira (12) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com seu médico pessoal, Roberto Kalil Filho, a intervenção foi bem-sucedida.
O procedimento realizado foi uma embolização de artéria meníngea média, uma intervenção de baixo risco que visa bloquear o fluxo em um vaso sanguíneo para prevenir novos hematomas cranianos. Esta intervenção é consequência direta da queda que o presidente sofreu em 19 de outubro no banheiro do Palácio da Alvorada, que também resultou em uma cirurgia de emergência na madrugada da última terça-feira (10).
“O procedimento começou 7h10, 7h15, e acabou de terminar. Foi um um sucesso”, afirmou Kalil aos jornalistas presentes no hospital por volta das 8h30. O médico também informou que a equipe conseguiu “embolizar a artéria” responsável pelo sangramento, e que Lula está “acordado e conversando”.
Segundo o cardiologista, este novo procedimento não deve alterar a previsão de alta do presidente, que está programada para o início da próxima semana, embora ainda sem uma data específica definida.