Governo tenta liberar ‘emendas pix’ após bloqueio do STF

Governo tenta liberar ‘emendas pix’ após bloqueio do STF

Ministro do STF mantém suspensão de pagamentos de emendas parlamentares e coloca em risco pacote fiscal do governo Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, provocou uma crise institucional ao manter a suspensão do pagamento de emendas parlamentares e rejeitar recurso da Advocacia-Geral da União (AGU). A decisão ameaça a aprovação do pacote de ajuste fiscal do governo antes do final do ano.

O impasse levou o governo a montar uma força-tarefa para tentar resolver a situação, após os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sinalizarem que sem uma solução para o pagamento das emendas, não haverá votação do pacote fiscal.

Principais Desdobramentos da Crise

* O governo prepara uma portaria para viabilizar o pagamento das “emendas Pix”, modalidade que transfere recursos diretamente para prefeituras e estados

* Está prevista a liberação de R$ 4,1 bilhões em emendas de comissão e R$ 2,3 bilhões para emendas de bancada

* O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), afirmou que o clima no Congresso segue “azedo” e questionou a votação do pacote fiscal

* Uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi encerrada após apenas 11 minutos, atrasando a votação da Reforma Tributária

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tentou amenizar a situação em reunião com líderes do Senado na residência oficial de Pacheco. Segundo ele, “o presidente Lula se reuniu com o presidente das duas Casas e pactuou um entendimento que atende os anseios dos parlamentares”.

As novas condições impostas por Dino incluem a apresentação prévia de plano de trabalho para emendas Pix e identificação nominal dos parlamentares solicitantes das emendas de bancada. Em sua decisão, o ministro argumentou que as determinações “derivam diretamente da Constituição”.

O governo agora corre contra o tempo para resolver o impasse, já que o Congresso entrará em recesso na próxima semana, colocando em risco a aprovação das medidas necessárias para adequar o Orçamento de 2025.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS