Assad é deposto após ofensiva rebelde na Síria

Assad é deposto após ofensiva rebelde na Síria

Bashar al-Assad foge para Moscou após ofensiva relâmpago de rebeldes islamistas que tomaram o controle de Damasco

A Síria testemunhou uma mudança histórica com a queda do presidente Bashar al-Assad, que fugiu para Moscou no domingo após uma ofensiva relâmpago dos rebeldes islamistas. O acontecimento marca o fim de cinco décadas de governo do clã Assad, provocando celebrações populares nas ruas de Damasco.

Na Praça dos Omíadas, centro da capital síria, combatentes e civis se reuniram nesta segunda-feira (9) para celebrar a queda do regime, após os rebeldes suspenderem o toque de recolher noturno. O momento histórico desencadeou manifestações espontâneas de alegria, com pessoas comemorando em seus veículos e nas ruas.

Cronologia da ofensiva rebelde:

* Em 27 de novembro, uma coalizão rebelde liderada pelo grupo islamista radical Hayat Tahrir al Sham (HTS), sob comando de Abu Mohammad al-Jolani, iniciou uma ofensiva partindo de seu reduto em Idlib, no noroeste do país.

* Em apenas 10 dias, os rebeldes conquistaram rapidamente territórios estratégicos, tomando o controle das principais cidades: Aleppo (norte), Hama (centro), Daraa (sul) e Homs.

* A ofensiva culminou com a entrada das forças rebeldes em Damasco, representando a operação mais veloz desde o início da guerra civil em 2011.

“É indescritível, não pensávamos que este pesadelo iria terminar, estamos renascendo”, declarou Rim Ramadan, de 49 anos, funcionária do Ministério das Finanças. “Estávamos há 55 anos com medo de falar, até mesmo em casa, dizíamos que as paredes tinham ouvidos. Você sente como se estivesse vivendo um sonho”, acrescentou à AFP, em meio ao som de buzinas e tiros para o alto.

Da Praça dos Omíadas, os manifestantes puderam observar colunas de fumaça provenientes de um bairro vizinho, onde edifícios dos serviços de segurança foram incendiados no domingo. Este momento marca o fim de um conflito que teve início em 2011, quando manifestações pró-democracia foram violentamente reprimidas pelo regime, resultando em uma guerra civil que deixou mais de 500.000 mortos.

A queda do regime Assad representa um ponto de inflexão na história da Síria, encerrando meio século de governo autoritário e abrindo um novo capítulo na história do país.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS