O Governo de Minas Gerais anunciou nesta sexta-feira (6 de dezembro) o projeto de criação do novo Complexo de Saúde Hospital Padre Eustáquio (HoPE), que será construído no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte. O empreendimento prevê a realização de mais de 200 mil consultas especializadas, 30 mil internações e mais de 2 milhões de exames anualmente, com atendimento totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante coletiva de imprensa, o governador Romeu Zema destacou a importância da modernização do atendimento à saúde. “Estamos dando o devido valor a essas edificações que já serviram e foram modernas na sua época, mas que hoje não atendem mais as questões de saúde. Quando falamos de hospitais de qualidade no Brasil e no mundo, pensamos em hospitais que foram construídos nos últimos 10 anos”, afirmou.
O projeto é financiado com recursos do Acordo de Reparação referente ao rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, que resultou em 272 vítimas fatais e diversos danos socioambientais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em conjunto com outras instituições estaduais.
O cronograma prevê consulta pública ainda em dezembro, com divulgação no Diário Oficial para 10 de dezembro. Audiências públicas serão realizadas no início de 2025, seguidas pela publicação do edital de licitação no primeiro trimestre do mesmo ano. A expectativa é que as obras iniciem em 2026, após a seleção do parceiro privado.
O nome do complexo, HoPE, faz alusão à palavra “esperança” em inglês, simbolizando a expectativa de ampliar o atendimento de qualidade à população mineira através do SUS.