Tadeu Leite (MDB) deve ser reconduzido à presidência com apoio do governo de Romeu Zema
A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que definirá os ocupantes dos cargos para o biênio 2025-2026, está marcada para esta quarta-feira (4 de dezembro), às 10h. Com candidatura única, o atual presidente, Tadeu Leite (MDB), conhecido como Tadeuzinho, deverá ser reconduzido ao posto, contando com o apoio do governo de Romeu Zema (Novo).
Além de Tadeuzinho, os demais integrantes da atual Mesa Diretora também devem permanecer nos seus respectivos cargos. A composição inclui Leninha (PT) como 1ª vice-presidente, Duarte Bechir (PSD) como 2º vice-presidente, e Betinho Pinto Coelho (PV) como 3º vice-presidente. Entre os secretários, estão Antônio Carlos Arantes (PL), Alencar da Silveira Jr. (PDT) e João Vítor Xavier (Cidadania), ocupando as posições de 1º, 2º e 3º secretários, respectivamente.
De acordo com o regimento interno da ALMG, a eleição para a Mesa Diretora do segundo biênio de uma legislatura deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro. A expectativa de realização nesta semana cresceu após Tadeuzinho convocar uma série de reuniões extraordinárias entre esta quarta e a próxima quinta-feira (5).
Se confirmado, o resultado seguirá o exemplo do ex-presidente Agostinho Patrus, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que foi reeleito para o cargo sem concorrência durante seu mandato como deputado estadual.