O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), iniciou oficialmente a 10ª Cúpula dos Parlamentos do G20 (P20) em Brasília nesta quinta-feira, 7. O evento histórico reúne lideranças parlamentares de diversos países para discutir temas globais sob o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
Em sua fala, entre outros temas, Pacheco ressaltou o papel do parlamento na defesa da democracia. “Os parlamentos constituem a caixa de ressonância dos anseios populares e têm a nobre missão de traduzir a vontade do povo em leis que garantam a paz, segurança e bem-estar geral. É o parlamento que aproxima o povo das decisões do governo”, frisou Pacheco.
Ele ainda complementou destacando que o momento atual exige mais diálogo e participação das diversas nações e seus povos. “Se considerarmos o delicado momento em que vivemos, momento no qual a democraia é questionada em diversas partes do globo. O P20 contibui para o fortaleciemnto da diplomacia parlamentar”, afirmou.
A sessão de abertura, que começou às 10h30, contou com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e reuniu representantes de 17 nações membros do G20, além de oito países convidados e cinco organizações internacionais de relevância global.
Entre os participantes do G20 presentes no evento estão representantes da África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Canadá, China, França, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana. O encontro também conta com a participação de importantes organismos internacionais, incluindo as Nações Unidas, União Interparlamentar, ONU Mulheres, Parlaméricas e Parlamento do Mercosul.