Cerrado registra primeira queda de desmatamento em 5 anos

Cerrado registra primeira queda de desmatamento em 5 anos

Dados do Inpe mostram redução na supressão da vegetação nativa do bioma, com destaque para diminuição significativa nos estados do Matopiba

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quarta-feira (6) que o Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, registrou a primeira redução na taxa oficial de desmatamento após cinco anos consecutivos de aumento. A supressão da vegetação nativa alcançou 8.174 quilômetros quadrados entre agosto de 2023 e julho de 2024.

O monitoramento, realizado através do Projeto de Monitoramento do Desmatamento no Cerrado por Satélite (Prodes Cerrado), revelou uma mudança significativa no padrão de destruição do bioma, especialmente nas principais áreas afetadas.

Principais Resultados do Monitoramento

* Os estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) concentram 76% do desmatamento total do Cerrado, sendo considerados a principal fronteira agropecuária atual do bioma

* A Bahia apresentou a maior redução percentual, com queda de 63,3% no desmatamento, seguida pelo Maranhão (15,1%), Piauí (10,1%) e Tocantins (9,6%)

* A diminuição do desmatamento evitou a emissão de 41,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, segundo dados do governo federal

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, celebrou os resultados durante evento no Palácio do Planalto: “O dado que acabamos de ver aqui, de queda do desmatamento no Cerrado, que para muitos seria impossível, começa a ganhar fôlego cada vez mais, inclusive com a participação do setor privado”.

Daniel Silva, especialista em conservação do WWF-Brasil, alertou que, apesar dos avanços, a situação ainda é preocupante: “Apesar da tendência de redução confirmada pelo Prodes, os números da destruição ainda permanecem em patamares elevados quando comparamos com a série histórica”.

Durante o evento, foi assinado um pacto entre o governo federal e os estados do Matopiba para fortalecer as ações de prevenção e combate ao desmatamento e incêndios na região. O acordo visa aumentar a fiscalização e melhorar o compartilhamento de informações para conservação do bioma.

A intensificação das ações de fiscalização contribuiu significativamente para os resultados positivos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) registrou um aumento de 98% na média de multas aplicadas por desmatamento e queimadas ilegais entre janeiro de 2023 e outubro de 2024, em comparação com o período de 2019 a 2022, com crescimento de 20% ao ano no Cerrado.

A redução do desmatamento também foi observada na Amazônia Legal no mesmo período, com uma queda de 30,6% em relação ao ano anterior, atingindo o menor valor percentual em 15 anos.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.
Nacional