Obras do Rodoanel de BH devem começar no segundo semestre de 2025

Obras do Rodoanel de BH devem começar no segundo semestre de 2025

Empresa responsável pela construção prevê conclusão de todos os nove trechos até o final de 2028, atravessando oito cidades da Região Metropolitana

O novo Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte está prestes a sair do papel. A empresa responsável pela construção e gestão do projeto já tem uma estimativa de quando e onde as obras da nova via que atravessará a Grande BH começarão. Celso Paes, diretor presidente do Rodoanel BH S.A., revelou que os projetos de licenciamentos ambientais estão em fase avançada junto à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e os primeiros projetos executivos devem ficar prontos no início de 2025.

O projeto executivo está em desenvolvimento, com previsão de conclusão para o início de 2025.

O licenciamento ambiental foi protocolado em fevereiro deste ano, e a Feam tem um prazo de um ano para avaliação. A empresa está trabalhando para iniciar as obras no segundo semestre do próximo ano.

Quanto às desapropriações, todos os cadastros dentro do projeto já foram levantados. Paes explicou: ‘Pode ser que tenha alguma modificação com o projeto executivo, mas assim que tiver finalizado o projeto vamos avançar com as desapropriações’.

A obra do Rodoanel de BH está dividida em nove trechos, atravessando oito cidades da Região Metropolitana. A empresa planeja iniciar as obras no segundo semestre de 2025, priorizando áreas onde os projetos estão mais avançados e que exigirão menor impacto social e ambiental.

Celso Paes detalhou os planos iniciais: ‘Nossa ideia é começar com o trecho da BR-381 (próximo a Ravena) ligando até as MGs 020 e 010 e no trecho que liga a BR-040 até a MG-806. São trechos com menor impacto social, ambiental e menores desapropriações’.

O presidente do Rodoanel BH também destacou a extensão do projeto: ‘O projeto tem duas alças, norte e oeste, que compõem 70 km da primeira fase do Rodoanel. Serão 70 quilômetros novos que vão interligar as principais rodovias federais e estaduais que cruzam a Região Metropolitana de BH’.

O traçado do Rodoanel enfrenta críticas das prefeituras de Contagem e Betim, que apontam problemas na divisão de bairros e impactos sociais em comunidades locais. Paes reconhece esses desafios e afirma que todas as questões estão sendo avaliadas na elaboração do projeto executivo.

‘Nós estamos com uma consultoria especializada, o material foi protocolado no dia 28 de fevereiro e a Feam tem um prazo de um ano para analisar e fazer seus questionamentos’, explicou Paes, acrescentando que a empresa está pronta para responder a quaisquer questionamentos que surjam durante o processo.

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