A renovação antecipada dos contratos de concessão de ferrovias no Brasil tem se mostrado uma estratégia vantajosa para impulsionar investimentos no setor. Desde 2020, essa iniciativa tem gerado um ciclo significativo de investimentos privados, com expectativas de ultrapassar R$ 45 bilhões no triênio 2024-2026. Neste contexto, a retomada do processo de renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) emerge como um passo crucial para o fortalecimento da infraestrutura ferroviária nacional.
• A FCA, considerada a maior ferrovia do Brasil, desempenha um papel fundamental na logística nacional, conectando cerca de 250 municípios em diferentes regiões do país. Com a renovação de sua concessão, estão previstos investimentos na ordem de R$ 30 bilhões.
• Estes recursos serão direcionados para a modernização da malha ferroviária, incluindo a construção e ampliação de pátios, instalação de sistemas de sinalização e manutenção dos ativos. A transformação logística resultante desses investimentos promete trazer ganhos expressivos em qualidade, segurança e eficiência, especialmente no transporte de carga geral.
• Dois eixos estratégicos serão particularmente beneficiados: Santos e Espírito Santo. A modernização da FCA não apenas reforçará a importância do Porto de Santos, um dos mais movimentados do Brasil, mas também destacará o papel crescente do Espírito Santo como um hub logístico vital.
• Uma parte significativa dos investimentos será destinada à resolução de conflitos urbanos e a projetos estruturantes. Estes projetos serão fundamentados em políticas públicas definidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, visando otimizar a utilização dos trechos ferroviários e atender às demandas locais e regionais.
• A renovação também prevê a devolução de trechos e uma nova destinação para a ferrovia, incluindo a criação de shortlines e projetos de interesse público, como o que está em andamento na Estrada de Ferro Leopoldina. Estas iniciativas buscam promover um desenvolvimento econômico mais equilibrado nas regiões atendidas pela FCA.
• O setor ferroviário apresenta vantagens significativas em termos de sustentabilidade ambiental. As ferrovias emitem 85% menos gases de efeito estufa em comparação ao transporte rodoviário, tornando-se uma solução crucial na luta contra o aquecimento global.
A renovação da concessão da FCA representa um passo importante para atingir uma matriz de transporte de cargas mais equilibrada no Brasil, com o objetivo de aumentar a participação do transporte sobre trilhos dos atuais 21% para cerca de 40%. Este processo, após diversas rodadas de discussões, chegou a um estágio maduro e está pronto para avançar, reafirmando o compromisso com o futuro do transporte ferroviário no país.