Um incidente envolvendo um drone ocorreu na manhã deste sábado (19) na cidade de Cesareia, no norte de Israel, tendo como alvo a residência do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. De acordo com um porta-voz do governo israelense, citado pela agência de notícias Reuters, o drone foi lançado em direção à casa de praia de Netanyahu.
O ataque não resultou em vítimas, e Netanyahu e sua família não estavam presentes na residência no momento do incidente. Este evento marca uma escalada nas tensões na região, que já vinha experimentando trocas de fogo entre Israel e o grupo Hezbollah.
O exército israelense informou anteriormente que um drone, lançado a partir do Líbano, atingiu um prédio em território israelense. Não foi especificado se este era o mesmo drone que atacou a residência de Netanyahu.
Além disso, as forças armadas israelenses interceptaram outros dois drones que cruzaram a fronteira para o território de Israel. Não houve relatos de vítimas relacionados a esses incidentes adicionais.
A polícia israelense confirmou que explosões foram ouvidas em Cesareia, onde Netanyahu possui uma casa de praia. O ataque com drone não foi imediatamente reivindicado pelo grupo extremista Hezbollah, apoiado pelo Irã, nem por qualquer outro grupo militante.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) e o Hezbollah continuam trocando bombardeios em territórios israelenses e libaneses, intensificando o conflito na região.
Em um incidente separado no mesmo dia, pelo menos duas pessoas morreram em um ataque israelense a um carro em Jounieh, ao norte da capital Beirute, no Líbano. Esta informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde libanês.
É importante notar que, até o momento do ataque, a área de Jounieh ainda não havia sido alvo das forças israelenses, indicando uma possível expansão do conflito para novas regiões.