Uma pesquisa recente intitulada ‘A precificação de imóveis no Brasil’, realizada pelo Grupo QuintoAndar em parceria com o Datafolha, revela que dois em cada três brasileiros (65%) já desistiram de fechar um contrato imobiliário por medo de fazer um mau negócio devido ao preço. O estudo, que entrevistou 2.005 pessoas com 18 anos ou mais em todas as regiões do país, expõe a falta de transparência e informação no mercado imobiliário brasileiro.
A dificuldade em obter dados precisos sobre o preço adequado de um imóvel é sentida por 84% dos entrevistados.
O preço como fator determinante na escolha de um imóvel é apontado por 56% dos entrevistados, com 47% dos inquilinos e compradores destacando a dificuldade de conciliar o negócio com o orçamento disponível.
A pesquisa revela que 68% dos proprietários levam até um mês para saber como precificar um imóvel, refletindo a falta de conhecimento de ferramentas como calculadoras de preço. Um dado preocupante é que 56% dos proprietários admitem sobreprecificar seus imóveis, já considerando que um desconto será concedido durante a negociação.
Do lado dos compradores e inquilinos, 77% afirmam iniciar a busca já pensando em obter um desconto, com 52% buscando uma margem de negociação entre 5% e 10% do valor do imóvel.