A Grande São Paulo ainda enfrenta os efeitos do temporal que atingiu a região na sexta-feira, 11 de novembro. Segundo a última atualização da Enel Distribuição São Paulo, cerca de 250 mil imóveis, incluindo residências e estabelecimentos comerciais, permanecem sem energia elétrica na manhã desta terça-feira, 15.
O apagão, que no seu pico afetou mais de 2,1 milhões de clientes, foi causado por uma tempestade com ventos intensos, com rajadas que chegaram a 107,6 km/h. As cidades mais impactadas foram São Paulo, Cotia e Taboão da Serra.
A Enel informou que está intensificando os esforços para restaurar o fornecimento de energia. A empresa afirmou: ‘Técnicos da distribuidora seguem atuando para restabelecer o serviço para cerca de 250 mil clientes na região metropolitana de São Paulo’.
Para acelerar o processo de restabelecimento, a Enel reforçou suas equipes em campo, recebeu apoio técnico de outras distribuidoras e deslocou profissionais de outros estados. Além disso, operadores de unidades da Enel de outros países foram convocados para auxiliar nos trabalhos.
O governo federal reagiu à situação, determinando uma auditoria da empresa e estabelecendo um prazo de três dias para a normalização completa do serviço. Esta medida demonstra a gravidade da situação e a pressão sobre a Enel para resolver rapidamente o problema.
Até as 6h desta terça-feira, aproximadamente 1,8 milhão de clientes já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. No entanto, a situação ainda é crítica para os 250 mil imóveis que permanecem sem luz, causando transtornos significativos para a população afetada.