Alckmin prevê redução da taxa Selic em março

Alckmin prevê redução da taxa Selic em março

Presidente em exercício afirma que não há razão para manter atual patamar dos juros e reforça expectativa de queda na próxima reunião do Copom

O presidente em exercício e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), manifestou-se nesta quinta-feira (19/2) sobre a possibilidade de redução na taxa básica de juros durante a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), agendada para 17 e 18 de março. Esta não é a primeira vez que Alckmin se posiciona a favor da redução da Selic.

Durante sua participação na Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), onde representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está na Índia, Alckmin foi enfático: “Não há razão mais para manter os juros nesse patamar. Então já há uma sinalização de que a próxima reunião do Copom deve ter queda na taxa de juros”.

A declaração de Alckmin encontra respaldo na ata da última reunião do colegiado, que indica uma possível redução nas taxas, embora não especifique a magnitude do corte. O pronunciamento coincide com a divulgação pelo Banco Central de uma queda de 0,2% no Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) em dezembro do ano anterior.

O IBC-Br, conhecido como “prévia do PIB”, registrou um crescimento de 3,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, apesar da retração mensal. Esta redução no índice pode fortalecer as expectativas de uma diminuição de 0,5 ponto percentual na taxa Selic durante a reunião de março.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS