A disputa pela Prefeitura de Curitiba, capital do Paraná, será decidida em segundo turno entre Eduardo Pimentel (PSD) e Luciano Ducci (PSB). Com 95,95% das urnas apuradas, os candidatos obtiveram 33,14% e 31,57% dos votos, respectivamente. Os eleitores curitibanos voltarão às urnas no dia 27 de outubro para escolher o próximo administrador do município.
Eduardo Pimentel Slaviero, de 40 anos, natural de Curitiba, é o atual vice-prefeito da cidade. Sua carreira política inclui cargos como secretário de Estado das Cidades, diretor da Casa Civil do governo do Paraná, diretor da Fundação Cultural de Curitiba e das Centrais de Abastecimento do Paraná, além de secretário municipal de Obras da capital.
Pimentel conta com o apoio de uma coligação formada por Novo, PL, MDB, Republicanos, Podemos, Avante e PRTB. Seu companheiro de chapa é Paulo Martins (PL), candidato a vice-prefeito.
Luciano Ducci, 69 anos, é médico pediatra formado pela PUC-PR e está na política desde 2004. Esta é sua segunda tentativa de se eleger prefeito de Curitiba, após uma candidatura mal-sucedida em 2012.
Atualmente deputado federal, Ducci concorre com o apoio de uma coligação que inclui PT, PCdoB, PDT e PV. Seu candidato a vice-prefeito é Goura Nataraj (PDT).
Antes do primeiro turno, a pesquisa Quaest, encomendada pela RPC, afiliada da TV Globo, mostrava Eduardo Pimentel na liderança com 36% das intenções de voto.
Dentro da margem de erro de três pontos percentuais, Luciano Ducci e Ney Leprevost (União) apareciam tecnicamente empatados, com 15% e 12% das intenções, respectivamente.
O resultado das urnas confirmou a liderança de Pimentel, mas surpreendeu ao colocar Ducci no segundo turno, superando as expectativas iniciais da pesquisa.