Vendas do varejo crescem 1,6% em 2025 e atingem novos níveis recordes, aponta IBGE

Vendas do varejo crescem 1,6% em 2025 e atingem novos níveis recordes, aponta IBGE

Instituto aponta crescimento consistente no setor varejista, com destaque para artigos farmacêuticos que aumentaram 4,5% nas vendas durante o ano

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (13) os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), revelando que as vendas do comércio varejista registraram crescimento de 1,6% em 2025, mesmo com uma pequena queda de 0,4% entre novembro e dezembro.

O crescimento observado em 2025 estabeleceu novos recordes na série histórica do índice, alcançando seu ponto máximo em novembro. Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa, a expansão foi similar aos anos anteriores, como 2023 (1,7%), 2022 (1,0%) e 2021 (1,4%), apresentando menor amplitude em comparação a 2024 (4,1%).

Setores em Destaque

* O setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria liderou o crescimento com alta de 4,5%
* Móveis e eletrodomésticos, junto com equipamentos para escritório, informática e comunicação, registraram aumento de 4,1%
* Artigos de uso pessoal e doméstico apresentaram crescimento de 2,2%
* A desvalorização do dólar frente ao real impulsionou as vendas de produtos eletrônicos importados

Setores em Queda

* Veículos, motos, partes e peças registraram declínio de 2,9%
* Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 2,3%
* Livros, jornais, revistas e papelaria tiveram redução de 0,9%
* Material de construção apresentou leve queda de 0,2%

“O crescimento de 2025 foi razoavelmente distribuído, puxado pela farmacêutica, por móveis e eletrodomésticos e equipamentos para escritório, informática e comunicação, essa última fortemente influenciada pela forte desvalorização do dólar frente ao real, que ajudou nas vendas de produtos eletrônicos importados, como celulares e laptops”, explicou Cristiano Santos.

O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, apresentou crescimento modesto de 0,1% em 2025, com queda significativa de 1,2% na transição de novembro para dezembro.

“O varejo ampliado não experienciou expansão em 2025 em relação a 2024, variando apenas 0,1%. Isso se deve às perdas de setores importantes, como de revenda de veículos, motos, partes e peças (que havia tido um 2024 muito forte) e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, que teve queda na distribuição de cereais e leguminosas, produtos ofertados normalmente nos Ceasas”, concluiu o gerente da pesquisa.

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS