As eleições municipais de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, terão segundo turno. Com 99,74% das urnas apuradas, os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) garantiram matematicamente suas vagas na próxima fase do pleito.
Sebastião Melo lidera a disputa com 49,72% dos votos válidos, ficando muito próximo de uma vitória no primeiro turno. Maria do Rosário, por sua vez, assegurou o segundo lugar com 26,27% dos votos.
A apuração dos votos revelou uma disputa acirrada, com Sebastião Melo quase alcançando a maioria absoluta necessária para vencer no primeiro turno. O candidato do MDB demonstrou forte apoio do eleitorado porto-alegrense, consolidando sua posição como favorito para o cargo de prefeito.
Maria do Rosário, representante do Partido dos Trabalhadores, garantiu sua vaga no segundo turno com uma margem significativa em relação à terceira colocada. A experiência política da candidata e o histórico do PT na cidade podem ter contribuído para seu desempenho expressivo.
A candidata Juliana Brizola, do PDT, ficou em terceiro lugar com 19,70% dos votos. Apesar de não avançar para o segundo turno, Brizola obteve um resultado considerável, indicando que sua campanha ressoou com uma parcela significativa do eleitorado.