A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizaram uma operação significativa nesta quinta-feira (5/2) no Aglomerado Cabana do Pai Tomás, localizado na Região Oeste de Belo Horizonte, e em Contagem, na Região Metropolitana. A ação resultou na prisão de dois indivíduos e no cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão.
De acordo com o delegado Thiago Machado, do Departamento de Obrigação de Proteção à Pessoa, a operação foi resultado de investigações sobre homicídios e organizações criminosas que atuam na região. Os alvos eram conectados a um grupo criminoso com forte presença no Cabana do Pai Tomás e mantinham vínculos com detentos do sistema prisional.
Durante as investigações, foram identificados os seguintes elementos:
* A descoberta de um sistema de vigilância clandestino, com câmeras estrategicamente posicionadas nas vilas para monitorar a entrada de viaturas policiais. “Essa rede televisiva está sendo utilizada para monitorar as viaturas, principalmente da Polícia Militar que fazia segurança do local”, explicou o delegado.
* A identificação de pichações que demonstravam o controle territorial exercido pelo grupo criminoso na região.
* A apreensão de diversos materiais ilícitos, incluindo telefones celulares dentro do sistema prisional, drogas, armas de fogo e outros instrumentos que serão utilizados nas investigações.
A operação teve como principal objetivo interromper a comunicação entre os membros da organização criminosa que estão em liberdade e aqueles que se encontram detidos, visando enfraquecer a estrutura do grupo que atua no Cabana do Pai Tomás.